Conheça as etapas dentro do processo de fabricação de plástico para embalagens

23.11.2023 | Categoria: Inovação, Logística, Mercado, Tecnologia

As embalagens plásticas estão mais presentes no cotidiano das pessoas do que se pode imaginar. Elas transportam e armazenam diversos produtos. A diversidade vai desde alimentos e bebidas até produtos de higiene pessoal e eletrônicos. Mas você sabe como esse plástico é feito?

A fabricação de plástico para embalagens é um processo complexo, composto por múltiplas etapas. Que tal explorar cada uma dessas fases e conhecer em detalhes todos os processos envolvidos na produção de plásticos para embalagens?

O processo de fabricação de plástico começa com a preparação das matérias-primas, como o petróleo bruto ou o gás natural. Esses recursos são refinados em instalações especializadas para produzir nafta, que é um componente chave do plástico. Posteriormente, a nafta é purificada e convertida em monômeros que, através da polimerização, se unem formando polímeros. Esses polímeros são processados em resinas plásticas e utilizados na fabricação de produtos. As técnicas mais utilizadas para criar embalagens plásticas incluem a extrusão, moldagem por injeção e moldagem por sopro.

Extrusão

Nessa etapa é feita a passagem do material plástico derretido por uma matriz para formar um produto de forma contínua. As embalagens plásticas flexíveis, como sacos plásticos e filmes, são geralmente produzidas por extrusão.

Moldagem por injeção

Esse processo envolve a injeção de um material plástico derretido em um molde para formar um produto de forma sólida. As embalagens plásticas rígidas, como garrafas e potes, são geralmente produzidas por moldagem por injeção.

Moldagem por sopro

Na moldagem por sopro é feita a injeção de um material plástico derretido em um molde para formar uma forma básica, que é então soprada para formar um produto de forma oca. As garrafas plásticas são geralmente produzidas por moldagem por sopro.

Logo após essas etapas de fabricação, as embalagens plásticas passam por um acabamento que melhora suas propriedades ou aparência. Esse acabamento envolve geralmente a impressão, laminação e revestimento.

Impressão
Essa etapa envolve a aplicação de imagens ou texto em uma embalagem plástica. A impressão pode ser realizada por vários métodos, incluindo impressão flexográfica, impressão offset e impressão digital.

Laminação
Neste momento é aplicada uma camada de material em uma embalagem plástica. A laminação pode ser realizada por vários métodos, incluindo laminação térmica, laminação adesiva e laminação por extrusão.

Revestimento
O revestimento é a aplicação de uma camada de material em uma embalagem plástica para melhorar suas propriedades. Os revestimentos mais comuns para embalagens plásticas incluem revestimentos antiaderentes, revestimentos de barreira e revestimentos de proteção.

É após passar por todas essas etapas que o plástico vai para as máquinas da Primemaq, que se dividem em 4 famílias: CS (corte e solda), SC (sacoleira), BL (blocadora) e POUCH (pouch). A partir daqui as características da embalagem podem variar conforme as necessidades e objetivos da empresa.

Quer saber quais as melhores máquinas para a sua produção? Você pode conhecer mais sobre as características de cada uma, sua produtividade, acessórios e equipamentos modulares através do link.

Veja também

26.11.2024

Diversificação x Especialização: qual caminho escolher no mercado de embalagens plásticas?

O mercado de embalagens plásticas é um dos mais versáteis que existem e oferece múltiplas oportunidades para empresas que desejam se destacar. No entanto, surge uma dúvida recorrente: […]

Continue lendo
21.02.2024

Como a manutenção preventiva em máquinas de embalagem garante o fluxo produtivo

Em um cenário industrial movido pela eficiência, a manutenção preventiva em máquinas não tem relação apenas com a integridade do equipamento. Ela se trata, também, como algo fundamental […]

Continue lendo
23.11.2023

A sustentabilidade no mercado de embalagens plásticas

Ao considerar embalagens plásticas, é importante destacar o impacto ambiental desse material e compreender a origem de sua matéria-prima. Predominantemente, o plástico é derivado de petróleo e gás […]

Continue lendo